Gmail fora do ar? Pelo segundo dia, Google sofre instabilidade
Nesta terça-feira (15), em um começo de semana conturbado, os serviços do Google voltaram a ficar instáveis. Além do próprio buscador, o Gmail ficou fora do ar, conforme apontam registros no Downdetector. A página de status do sistema do Google relata que os problemas começaram por volta das 18h29 de hoje.
De acordo com o mapa de monitoramento do Downdetector, Canadá e Estados Unidos têm sido os países mais afetados com o Gmail fora do ar. Algumas regiões da Europa e América Latina, como no Brasil, também enfrentam a instabilidade. O Google já informou estar ciente do problema “que afeta um subconjunto significativo de usuários” e atinge alguns de seus principais serviços.

Segundo relatos dos próprios usuários dos serviços da empresa, não tem sido possível enviar ou receber e-mails para contas Gmail. Em alguns casos, é informado que nenhum e-mail tem sido recebido, embora seja possível enviá-los.
A empresa prometeu fornecer uma atualização às 19h30 com mais detalhes, e espera resolver o problema até este horário. “Os usuários afetados conseguem acessar o Gmail, mas estão vendo mensagens de erro, [experienciando] alta latência e/ou outro comportamento inesperado”, diz um comunicado do Google.
Segundo dia de Gmail e outros serviços fora do ar
Na segunda-feira (14), usuários de serviços do Google experienciaram uma série de problemas. YouTube, Gmail, buscador, Meet, plataforma G Suíte completa, Analytics, Classroom e outros ficaram fora do ar ou apontaram problemas de funcionamento.
Felizmente, pouco tempo depois, por volta das 9h30, o acesso a maioria dos serviços foi normalizado. Apenas o Gmail ainda conta com alguns problemas para alguns usuários. No entanto, agora, segundo o Google Workspace, todos os problemas foram resolvidos.

Gmail, Drive, Docs e Youtube fora do ar
Não foi a primeira vez neste ano que os serviços do Google ficaram fora do ar. Em 4 de dezembro, o Google passou por problemas semelhantes. Na ocasião, os principais serviços da empresa, como Gmail, YouTube, Google Drive e o próprio buscador apresentaram instabilidades.
Segundo o site Downdetector, assim como a falha desta segunda, as reclamações começaram por volta das 8h da manhã.
O pico de reclamações com relação ao Google teve início às 11h04, problemas no Gmail também começaram a ser relatados no mesmo período. Na página do Downdetector, muitos usuários do serviço de e-mails relataram dificuldades no envio e em anexar documentos.
Quanto ao YouTube, o pico de reclamações teve início minutos depois, às 11h34. Usuários na página se queixaram da impossibilidade ou da dificuldade de reproduzir vídeos na plataforma, acesso ao site e falha de caráter geral – bastante semelhante com o ocorrido desta manhã.
Já o serviço de nuvem Google Drive também teve pico de reclamações. De acordo com o site de monitoramento, a principal reclamação se referia à dificuldade de carregamento e sincronização de arquivos. Relatos de lentidão no sistema G Suite também foram registrados na época.