Petronet Informatica !

Nossa empresa é especializada na prestação de serviços direcionados à área de infraestrutura para tecnologia da informação, onde estamos habilitados a atuar em desenvolvimento de projetos tecnológicos diversos, que englobem soluções para redes corporativas de computadores.

REGISTRARseparador MAPA
sombra_menu




Autocompletar espalha suas informações para toda a web


Data da Publicação: 02/12/2013


Yoast, especialista em SEO e assuntos relacionados à internet, publicou uma matéria interessante sobre o uso do autocompletar, ferramenta disponível em navegadores como oGoogle Chrome. De acordo com eles, esta ferramenta forneceria seus dados para qualquer site da web sem que você saiba.

Autocompletar: Melhor não usar

Explicando melhor: se você usa o autocompletar em um site qualquer da web, todos esses dados são enviados para um servidor. Este servidor os disponibiliza para qualquer outro site que utilize o recurso. Mesmo que ele peça apenas por seu e-mail, por exemplo, seus dados completos como endereço e talvez até cartão de crédito podem ser disponibilizados sem que você note.

O problema é resumido de uma maneira muito simples:

1. Você preenche um cadastro completo (e-mail, endereço, telefone…) no site A e esses dados são salvos no autocompletar do seu navegador. Exemplo: um site de compras online.

2. No dia seguinte você acessa o site B que pede apenas o seu e-mail, e você digita APENAS seu e-mail ali. Exemplo: cadastro de newsletter.

Surpresa: agora o site B também tem acesso aos dados que você digitou no site A, pois o autocompletar enviou todas as suas infos sem sequer te informar isso!

Faça um teste aqui

Levando isso em conta, eles alertam os usuários para desabilitar o uso da ferramenta no Google Chrome, que vem ativada como opção padrão.

Como desabilitar o autocompletar do Chrome

Para desabilitar a opção, basta acessar as “Configurações” do Google Chrome e depois clicar em “Configurações Avançadas”. Em “Ative o preenchimento automático para preencher formulários da web com apenas um clique”, clique na caixinha ao lado esquerdo para desativar.

Autocompletar espalha suas informações para toda a web

Outros navegadores, como o Safari, também oferecem vulnerabilidade neste tipo de recurso. Portanto, vale a pena acessar as opções do seu navegador para evitar esse tipo de “coleta de informações”.

Publicado Por - Baboo


Voltar