Petronet Informatica !

Nossa empresa é especializada na prestação de serviços direcionados à área de infraestrutura para tecnologia da informação, onde estamos habilitados a atuar em desenvolvimento de projetos tecnológicos diversos, que englobem soluções para redes corporativas de computadores.

sombra_menu




Internet estará em mais de 70% das linhas móveis brasileiras até 2017


Data da Publicação: 14/10/2013


Os smartphones são cada vez menos utilizados para falar, e a tendência é que essa função continue perdendo espaço. Em contrapartida, a internet em linhas móveis ganha campo. Até 2017 a porcentagem de linhas telefônicas móveis com internet no Brasil deve saltar dos atuais 22% para 74%, de acordo com pesquisa realizada pela associação 4G Américas.

Internet estará em mais de 70% das linhas móveis brasileiras até 2017

Chile deve ser o país com maior porcentagem de linhas móveis com internet

Do outro lado a quantidade de planos apenas com serviços de voz vai fazer o caminho inverso, indo de 78% para 26%. “Esse comportamento deverá ser observado em toda a América Latina nos próximos anos” afirmou a associação no relatório, citando dados daempresa de consultoria Informa Telecoms & Media.

O texto ainda diz que “os serviços de dados irão compor em média 70% das assinaturas móveis das operadoras até 2017 [na América Latina]”, média que deve ser vista na Argentina, por exemplo. A melhor previsão para a popularização de pacotes de dados móveis dentre os latino-americanos ficou para o Chile, onde a expectativa da 4G Américas é de 88% de linhas com internet e 22% com serviços de voz.

“As pessoas estão optando pelos aplicativos de mensagens instantâneas, que consomem apenas dados, deixando os serviços de voz cada vez mais de lado”, afirmou o Diretor da 4G Américas para América Latina e Caribe, Erasmo Rojas, justificando o avanço da internetmóvel sobre o serviço de voz.

Preço da internet móvel ainda é alto no Brasil

O crescimento da internet móvel é inevitável, mas ele poderia ser maior no Brasil se os preços não fossem altos. Um estudo divulgado pela PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) no final de setembro comparou os preços de planos de voz com e sem pacote de dados das quatro principais operadoras atuantes no país – Vivo, TIM, Claro e Oi.

O resultado mostrou que em alguns casos, adicionar internet móvel faz o preço do pacote mais que dobrar. A maior diferença está na Claro, em que um plano – válido para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – apenas com serviço de voz sai por R$ 69, saltando para R$ 169 quando adicionada internet 3G com pacote de 5 GB.

Publicado Por - Baboo


Voltar